segunda-feira, 22 dezembro, 2025

A simples escolha de ser mãe na crise – por Ana Elisa Oliveira

 

Olá!

Há alguns dias, inauguramos um novo espaço por aqui, onde as leitoras nos ajudam a escrever o blog com seus textos, crônicas, desabafos, cartas ou que mais quiserem.

O primeiro texto foi da jornalista Ana Elisa Oliveira (para reler, cliquem AQUI) e hoje ela escreveu para a gente novamente um texto super bacana sobre ser mãe na crise atual.

Vale muito a pena a leitura!

Espero que gostem!

Mil Bjss

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

O bom de engravidar em meio à crise financeira é que aprendemos a ser mais simples — algo que tenho tido como propósito de vida desde que decidi sair do mundo corporativo. Junto aos reajustes de finanças das famílias brasileiras vieram muitas adaptações que, para mim, são maravilhosas. Nossas crianças não precisam de luxo. Para a gestação e bebês, então, nada melhor do que a simplicidade.

Entrei na onda das mamães alternativas. Não sou uma pessoa totalmente alternativa, apesar da queda pelas coisas com mais significado. Mas estou amando ser gestante no auge do retorno do parto humanizado, da troca do carrinho pelo sling, do quarto montessoriano, da fralda ecológica, entre outras tendências.

 

A simples escolha de ser mãe na crise - Just Real Moms

A simples escolha de ser mãe na crise - Just Real Moms

Quarto Montessoriano simples e barato

 

Quando digo que tenho vontade de fazer tudo isso, muitas pessoas ainda falam na minha cabeça, principalmente aquelas acostumadas com o padrão porta maternidade laqueada-quarto em cores pastel-enxoval americano. Esse tempo passou, e os pais e avós de crianças de dois anos para cima precisam se atualizar das novidades.

O que falo para quem está grávida agora é que temos a sorte de comprar com preço melhor aqueles produtos que nem foram usados direito pelas criancinhas da era farta pré-crise. Eu mesma já adquiri roupinhas lindas e em ótimo estado, ganhei banheira boa e novinha e terei emprestado o bebê conforto. Mas já garanti meu sling e estou fazendo um verdadeiro esforço para convencer todos ao meu redor que não quero chá de fraldas porque vou gastar apenas R$1.500 com as ecológicas (que duram até o desfralde, não precisam de pomada e lenço umedecido e são super fáceis de lavar, para quem já quer julgar sem saber). Ainda estou pesquisando um mini berço usado para o bebê ficar até poder usufruir do seu super simples e barato quartinho multifuncional, o que será lá pelos seis meses de idade.

Mas antes disso tudo acontecer, tem todos os procedimentos que a gestação exige. Já pesquisei e, se eu precisasse, com certeza faria o pré-natal no posto de saúde do meu bairro. Fiquei encantada com tanta organização quando fui tomar a vacina de H1N1. Além disso, aqui em Belo Horizonte, hospitais, ONGs, igrejas, centros espíritas e outras instituições oferecem tantos serviços gratuitos e excelentes, desde terapias, passando por cursos para casais grávidos, até escalda pés e yoga, que o orgulho e nojinho precisam passar longe.

Então, se você engravidou sem querer em meio à crise ou quer engravidar mas está com medo por questões financeiras, minha querida, não se culpe tanto. Eu sei que crianças geram gastos, mas não precisa ser aquilo tudo que estávamos acostumados a ver até pouco tempo atrás. Como estou em casa (desempregada tentando empreender), pretendo ficar com minha filha até ela completar um ano (veremos o andar das coisas). Mas conheço gente que pesquisou até achar um berçário muito bom, próximo ao trabalho e muito mais barato que as escolinhas que estão na conversa dos grupos de mães do Facebook

Pesquisa, humildade, gratidão e amor: Isso é tudo o que nossos filhos precisam.

 

A simples escolha de ser mãe na crise - Just Real Moms

Texto escrito por Ana Elisa Oliveira

 

Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,900SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,400InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Sono do Bebê: Um ambiente de sono adequado é essencial

Longas madrugadas acordada com bebê? O choro que não para? O bebê acorda toda hora? Você já pensou que...

Ser uma boa mãe está me transformando em uma esposa ruim

Olá, moms! Tudo bem? Muitas vezes recebemos desabafos sobre a rotina de uma mãe acaba fazendo com que mulheres tenham dificuldades...

Uma mãe não é uma melhor amiga: É uma mãe!

Olá! Em diversos momentos em minha vida - e ainda mais agora, após ter filhos - penso o quanto uma...

O que o seu filho precisa saber aos 10 anos?

Olá, moms! Tudo bem? Uma das perguntas mais comuns que recebemos é sobre o que as crianças deveriam saber fazer em...