sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Odontopediatra: Quando devo fazer a primeira consulta?

Uma dúvida que sempre surge é em relação a primeira consulta no Odontopediatra. Hoje vamos falar sobre cada fase da criança, a prevenção e algumas das principais orientações.

Odontopediatra Quando devo fazer a primeira consulta Dra Ligia Coutinho Just Real MomsOi Mamães, Papais e futuros Pais! Hoje viemos compartilhar um post sobre a primeira consulta no Odontopediatra!

Recebemos muitas dúvidas, e nós mesmas tivemos muitas perguntas, em relação ao início das consultas, os acompanhamentos em cada fase e a importância da prevenção desde neném.

A nossa colunista, Dra. Ligia Coutinho – Cirurgiã-dentista Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – explica para nós sobre cada fase da criança, a prevenção, e algumas orientações super importantes que vocês terão nessa consulta.

Então, confira a baixo e deixe sua dúvida lá no final para respondermos!


Quando devo levar meu filho a uma primeira consulta com o Odontopediatra? Essa é uma dúvida muito comum entre os pais.

É muito importante receber acompanhamento odontológico desde cedo. Entretanto, a maioria dos papais e mamães ainda se sente insegura ao tentar identificar quando é o momento certo para levar o filho na primeira visita ao Odontopediatra.

O recomendável é que a criança faça sua primeira visita ao dentista antes mesmo do primeiro dente erupcionar.

 

O Odontopediatra em cada fase da criança

O desenvolvimento da criança, durante cada uma das suas etapas de vida, conta com diferentes necessidades que demandam acompanhamento, por exemplo:

Bebês:

Geralmente, entre o 6º e o 12º mês de vida nascem os primeiros dentes de leite, sendo necessária orientação para higienização, além de outras soluções para aliviar o desconforto do bebê;

Dos 2 aos 3 anos:

Os 20 dentes de leite provavelmente já terão nascido, sendo fundamental a escovação e acompanhamento do dentista para prevenção tanto de cáries quanto das más oclusões, que já são diagnosticadas nessa idade;

6 anos:

Surgem os primeiros dentes permanentes, sendo necessário o máximo de cuidado com a nova dentição, especialmente se ela se desenvolver de forma anormal como por exemplo os defeitos de desenvolvimento de esmalte;

12 anos em seguida:

Com a dentição permanente completa, é necessário o acompanhamento periódico para garantir a saúde bucal e a preservação dos dentes que acompanharão seu filho para o resto da vida.

Então, o acompanhamento odontológico é fundamental para prevenir cáries, problemas bucais e/ou de maloclusão, que podem afetar não só a sua saúde, mas também a sua autoestima e qualidade de vida.

 

Consulta para a prevenção é sempre a melhor opção

Os dentinhos começam a nascer quando o bebê tem entre 6 e 8 meses.

Os primeiros a aparecerem, geralmente, são os de baixo, no meio da gengiva (incisivos centrais inferiores) e depois os de cima. Os dentes continuam nascendo até chegarem nos 20 dentes de leite, por volta dos 3 anos de idade.

Desde o aparecimento dos primeiros dentes, os pais devem começar a fazer a higienização deles.

A limpeza deve ser feita com o auxílio de uma escova de cerdas macias e de tamanho proporcional à boca da criança e condizente à idade.

O fio dental pode ser usado, principalmente, onde há pouco espaço entre os dentes.

Então, para essas e outras orientações, uma consulta com o Odontopediatra é muito importante e esclarecedora.

Pode parecer cedo, mas esse primeiro contato pode prevenir uma série de doenças e ensina para os pais todos os cuidados que o bebê precisa, de forma global.

A consulta envolve também a saúde geral do bebê, tendo um olhar transdisciplinar. Depois, é recomendado que as consultas continuem de 6 em 6 meses.

 

Uma consulta e muitas orientações

A primeira consulta ao Odontopediatra é de muita conversa e direcionamento.

Nesse encontro, os papais e mamães terão orientações para:

Higienização:

Deve começar antes dos dentes nascerem. Isso evita doenças inflamatórias, como o sapinho. A limpeza pode ser feita com as dedeiras de silicone, que você pode encontrar em farmácias ou lojas especializadas (como a Gravidicas Store que faz parte do Guia de Fornecedores de Produtos & Serviços do Just Real Moms), ou com gaze úmida.

Elas são confortáveis para o bebê, e fazem com que ele já fique acostumado com os pais mexendo na sua boquinha. Quando o primeiro dente nascer já podem começar a usar a escova.

Incentivo ao hábito de cuidar da higiene bucal:

Desde a primeira visita ao dentista, a criança passa a se acostumar com o fato de que precisa ter cuidado com os dentes, protegendo-os de qualquer problema que possa ocorrer.

Então, com as orientações de um Odontopediatra, fica mais fácil entender e desenvolver o hábito de manter a higiene bucal.

Prevenção:

As doenças bucais, quando diagnosticadas precocemente, podem ser devidamente tratadas sem causar dor ou maiores complicações para a criança.

É sempre mais fácil reverter um problema quando ele está no início, como é o caso da cárie, por exemplo.

Sem medo de dentista:

Se você não quer que o seu filho ache que dentista é bicho papão, é melhor acostumá-lo desde muito cedo.

Assim, ele saberá que o hábito de frequentar o consultório é algo positivo e não o contrário.

Identificar problemas na oclusão:

Os problemas relacionados à mordida também podem ser identificados e corrigidos precocemente, incluindo maloclusões ou alguma assimetria facial causada por problemas na oclusão.

 

O Odontopediatra é um profissional preparado e com conhecimento técnico para cuidar de bebês, crianças, adolescentes e a gestante. Ele, certamente, terá uma abordagem mais tranquila e lúdica. Por isso, não hesite em procurar esse especialista para cuidar do seu filho.


Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Aparelho em dente de leite, o quanto antes, melhor!”, “Prevenção de Traumas Dentários na Infância e Adolescência” e “Como incentivar as crianças a escovarem os dentes e tornar este momento divertido”.


Crédito: Cortesia
Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,900SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,400InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Qual é o valor que gastamos com nosso bebê no primeiro ano de vida?

  Olá, mamães! Tudo bem? Essa semana recebemos um pedido de uma de nossas leitoras para escrevermos sobre os gastos de um...

Qual livro devo ler para meu filho? – por Orientace Pedagogia

  Oi, meninas, Tudo bem? O post de hoje é das pedagogas da Orientace Pedagogia. Como vocês sabem, elas escrevem textos exclusivos para o...

Você sabe qual é o real papel das doulas?

  Olá, moms! Esses dias estava conversando com uma amiga que não estava entendendo o real papel das doulas. Afinal, qual...

A Importância do Pai na Gravidez e no Nascimento do Bebê

Você futura mamãe e futuro papai, sabem qual é a importância do pai na gravidez e no nascimento do...