sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Novas regras para o uso de cadeirinha no transporte das crianças!

É sempre importante estarmos atualizada em relação as regras de transito, para garantir a máxima segurança para nossos filhos, né? Veja quais são as novas regras para o uso da cadeirinha no transporte das crianças!

Just Real Moms Novas Regras Para O Uso De cadeirinha No Transporte Das Crianças

Oi Meninas! As novas regras para o uso de cadeirinha no transporte da criança foram definidas. Confira o que mudará com a nova lei de trânsito sobre o transporte de crianças no carro.

Antes de tudo, é essencial para a segurança dos pequenos que os pais entendam as mudanças a respeito da Lei da Cadeirinha.

O Grupo Tecnowise, que agrega empresas especializadas em soluções para o trânsito, apresenta o que muda em relação aos assentos infantis na Lei nº  14.071/20, que valerá a partir do dia 12 de abril em todo o país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso da cadeirinha reduz em até 60% o número de mortes infantis no trânsito. Desde que o uso se tornou obrigatório no Brasil, em 2008, o número de mortes de crianças de 0 a 9 anos no trânsito caiu 12,5%.

Cadeirinha obrigatória até os 10 anos!

A nova lei de trânsito determina novas regras para o uso de cadeirinha, sendo o uso obrigatório da cadeirinha para crianças até 10 anos – antes a obrigatoriedade era para crianças de até 7 anos.

Mas, a mudança traz uma exceção:

“As crianças que atingirem 1,45 metro de altura estão dispensadas do uso do assento infantil e deverão usar o cinto de segurança no banco traseiro”, afirma Bruno Neves, gerente de Inteligência de Mercado do Grupo Tecnowise.

Consequentemente, a penalidade para quem descumprir a regra será infração gravíssima, com multa de R$293,47 e 7 pontos na CNH.

Modelos adequados para cada faixa etária baseada nas novas regras para o uso de cadeirinha no transporte das crianças:

Segundo o Instituto Mobih, existem três tipos de assentos principais para crianças: bebê conforto, cadeirinha reversível e assento de elevação.

“Existem diversos modelos e marcas disponíveis no mercado, mas é preciso se atentar à faixa etária e optar por um específico para cada idade. Selecionar a cadeirinha certa correta certamente dará à criança a melhor proteção possível em caso de acidente”, explica Bruna Benetti, Head de Marketing do Instituto Mobih.


Veja a tabela indicada:

Bebês de até 1 ano ou com até 13 kg

A indicação é optar pelo bebê conforto. O dispositivo deve ser usado desde o nascimento e sempre fica voltado para trás e de frente para o vidro traseiro.

“Esse tipo de modelo vem com uma base fixa instalada no carro, possibilitando que o dispositivo possa ser fixado e retirado, tornando mais fácil colocar e tirar o bebê do carro. Eles, geralmente, podem ser fixados no carrinho de bebê. Assim, sempre que possível, é preferível instalá-lo na posição central”, explica Bruna.

 

Crianças entre 1 e 4 anos ou com peso entre 9 kg e 18 kg

Nessa faixa etária ou até quando estiverem na faixa de peso indicada pelo limite do fabricante, as crianças devem usar uma cadeirinha reversível, presa com o cinto no banco traseiro.

Então, diferente do bebê conforto, o dispositivo deve ser usado de frente para o veículo, no mesmo sentido que o banco dos papais.

 

Crianças de 4 a 10 anos

Nessa idade o dispositivo muda. A regra é usar um assento de elevação na parte de trás do carro e com o cinto de segurança.

 

Acima de 11 anos

A partir dessa idade, a criança poderá usar apenas o cinto de segurança, na parte de trás do automóvel.

 

Crianças na moto? Só a partir dos 10 anos.

Por fim, quando o assunto são as motocicletas, a nova lei permite que apenas crianças maiores de 10 anos sejam transportadas em motos.

Para aumentar a segurança nesse tipo de veículo, a Tecnowise enfatiza a recomendação do uso de todos os equipamentos de proteção individual, como capacete, luvas e roupas adequadas para a proteção dos joelhos, tornozelos e cotovelos.

“São itens essenciais, que irão diminuir o risco de lesões graves, em caso de acidentes”, finaliza Neves.

 

E ai meninas, aprenderam sobre a novas regras para o uso de cadeirinha no transporte das crianças?

Se gostou desse post, aproveite para ler sobre os “5 erros comuns com cadeirinhas de carro e o que fazer para evitá-los“! Se você está no momento de fazer o seu enxoval, vale a pena ler este post.


Fonte: MamãeBox

Crédito: Kampus Production
Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,900SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,400InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Eu digo “não” aos meus filhos!

  Olá, moms! Tudo bem? Estava aqui pensando que neste período de férias escolares das crianças, em que ficamos muito mais tempo...

Como iniciar com os filhos a tão temida conversa sobre sexo?

Para muitas pais, os filhos já estão entrando na adolescência, mas como iniciar com os filhos a tão temida...

Adultos e crianças aprendem inglês do mesmo jeito? – por Language in Life

Olá, moms! Tudo bem? Sempre recebemos questões sobre o aprendizado do inglês, sejam elas sobre os pequenos ou sobre adultos. Pensando nisso, as...

Mitos e verdades sobre o segundo filho

  Oi, meninas, Tudo bem? Várias amigas minhas estão tentando engravidar do segundinho(a), e com isso, acabam me fazendo algumas perguntas sobre como...