quinta-feira, 25 dezembro, 2025

Criança na cozinha: 5 motivos para levar o seu filho para cozinhar!

Vamos falar de criança na cozinha! A nutricionista Flávia Montanari dá 5 motivos para levar o seu filho para cozinhar! E ai mamães, let’s cook!?

Just Real Moms Flavia Montanari Nutricionista Criança na Cozinha Forno

Oi Meninas! Estamos passando muito mais tempo em casa agora, fazendo homeoffice e convidamos a nutri, Flávia Montanari, para contar sobre como envolver a criança na cozinha!

Então, para começar, sim…criança na cozinha pode ser bem legal! As crianças aprendem muitos sobre os alimentos, o que estão comendo e ainda é uma atividade em família super divertida!


Muito prazer, meu nome é Flávia Montanari, sou nutricionista, especializada em Nutrição Materno Infantil.

Me redescobri nesta área e me apaixonei, por saber que é na infância que se formam os hábitos alimentares e também pois os primeiros anos de vida são imprescindíveis para a prevenção de doenças na fase adulta. E juntos, temos uma linda, e saudável, vida pela frente!

Nesta trajetória Deus me presenteou com mais três profissionais! e juntas, pensamos e idealizamos a Liga da Cozinha Afetiva!

Então, que tal sentar-se mais à mesa e cozinhar em família, colocar a mão na massa (literalmente), espalhar aromas pela casa através das comidas, e contagiar-se mais de memória afetiva!

E assim, você terá experiências únicas que te conectam (e reconectam) com quem você mais ama!

É sobre isso que vou falar aqui no Just Real Moms: da criança na cozinha! Vem comigo!

Just Real Moms Flavia Montanari Nutricionista Família Cozinhando

Cozinhar pode se tornar uma atividade, que une diversão e aprendizado, para toda a família, principalmente para as crianças. E assim, estar na cozinha pode ser uma estratégia e tanto para estimular a alimentação saudável entre a criançada!

Envolvê-los nas tarefas da cozinha, desde a compra dos alimentos até a preparação de alguma receita, são um dos fatores determinantes para criar bons hábitos alimentares ainda na infância e impactar como elas se alimentarão na vida adulta.


Levar o seu filho(a) para a cozinha, não é querer formá-lo como Chefe de Cozinha, mas são todos os benefícios que esta atividade os envolve, enquanto indivíduo e família, como:

1) Estimular a alimentação saudável

Este é o primeiro motivo a ser trabalhado, pelo fato da criança ter uma ligação direta com o alimento.

Enquanto estiverem fazendo atividades como comprar e escolher ingredientes mais “inteligentes” (o mais natural possível), colocarão literalmente colocar a mão na massa (e não vão ficar só olhando o adulto a cozinhar).

E claro, além de aproveitarem para experimentar novos alimentos e sabores.

Explique os benefícios que o alimento tem e o quanto vai impactar na saúde dela. Ao invés de dizer que a cenoura é rica em vitamina A, por exemplo, fale que ela é importante para a saúde dos olhos.

Quanto mais o seu filho participar das atividades da cozinha e criar uma boa ligação com os alimentos, mais interesse em experimentar novos alimentos e receitas, ele terá.

2) Aperfeiçoar os sentidos

Permita que a criança toque o alimento, sinta a sua forma, textura, temperatura e aprecie o aroma.

Ao degustar o alimento preparado por ela mesma, incentive-a comer devagar e sentir a explosão de sabores e texturas em sua boca.

3) Auxiliar na coordenação motora

Podemos (e devemos) estimular a coordenação motora de nossos filhos desde cedo, e a cozinha pode ser um ambiente propulsor para isso.

Logo, lavar bem os alimentos ou utensílios, misturar os ingredientes, cortar os alimentos (sempre com a supervisão de um adulto), são atividades que estimulam as habilidades manuais.

Just Real Moms Flavia Montanari Nutricionista Criança na Cozinha Ovos

4) Reforçar a organização e paciência

Na vida é preciso organização, paciência e foco, para que tenhamos bons resultados, não é mesmo? Assim, na cozinha, não poderia ser diferente.

Para que um bolo fique fofinho e delicioso, precisamos comprar os ingredientes, preparar e esperar os 40 minutos de forno, para então sentarmos à mesa, e degustá-lo.

E é isso que precisamos passar para nossos filhos.

Os alimentos não ficam prontos na hora, como uma mágica. Assim, a cozinha pode ser um grande ensinamento de vida!

5) Estreitar os laços familiares

Cozinhar é uma ótima pedida para passar mais tempo com seus filhos. Já separe uma receita para fazer no sábado à tarde com eles, ou então, uma receita para o café da manhã no domingo.

Então, que tal pensar em uma receita fácil, com poucas etapas e que tenha sabor de infância?

Para isso, a minha dica é a seguinte: alie um alimento preferido do seu filho com um outro alimento que ele não goste tanto assim, para transformar esta receita, em um delicioso e saudável queijo quente com cenoura, por exemplo.

Levar seus filhos para a cozinha, permite, também, que eles conheçam as receitas de família e que pode ser passado de geração em geração, além do contato entre vocês desde a escolha dos alimentos até o “estar à mesa”, todos juntos, transmitindo valores e conversas!

E ainda, convidar as crianças para participar das receitas do dia a dia, é a melhor forma para elas se interessarem pelo alimento ou pelo ato de se alimentar! Afinal, é na cozinha que podemos transformar alimentos em receitas deliciosas, e é ali, que resgatamos nossas memórias afetivas!

Qual a idade do seu filho? Veja as atividades que eles podem fazer na cozinha, com a supervisão de um adulto:

Just Real Moms Flavia Montanari Nutricionista Tabela Por Idade

Além disso, sempre vou compartilhar uma receita e hoje trouxe para vocês, diretamente do e-book “Essência: Medicina do estilo de vida e culinária afetiva”, do Projeto Liga da Cozinha Afetiva, uma receita fácil, saudável, e simplesmente deliciosa!

Pode ser feita por todos da família, principalmente pela criançada.

Portanto, let’s cook?!!!

Just Real Moms Flavia Montanari Nutricionista Criança na Cozinha

Assim, deixo mais uma dica: você pode substituir as frutas e acrescentar farinha de linhaça, inovando os sabores e enriquecendo em fibras, este Smoothie!


Smoothie de frutas

Os Ingredientes:

  • 1 unidade (média) de manga Tommy
  • 1 unidade de maracujá azedo
  • 2 potes de iogurte natural integral
  • 10 folhas de hortelã higienizadas
  • Quanto baste de cubos de gelo

Modo de fazer: Higienizar as frutas. Picar a manga em cubos (com casca), retirando apenas o caroço. Retirar a polpa do maracujá. Em um liquidificador, bater as frutas, o iogurte, as folhas de hortelã e os cubos de gelo. Bater até ficar uma mistura homogênea. Por fim, servir.


Sobre a Flávia Montanari

Instagram: @Fla_MontanariNutri

CRM: 325792

Nutricionista especializada em Nutrição Materno Infantil.

Faz parte do movimento LIGA DA COZINHA AFETIVA (@LigaDaCozinhaAfetiva) – que visa reaproximar as pessoas do alimento e do ato de cozinhar quebrando as barreiras que criadas ao longo dos anos ressignificando o ato de se alimentar.

Aqui no JRM escreve sobre alimentação materno infantil, memória afetiva e compartilha receitas fáceis e saborosas.


Crédito: August de Richelieu, Alex Green, Cottonbro e C Technical
Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,900SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,400InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Como economizar nas compras do enxoval de bebê nos EUA?

Independente da conversão do dólar, muitos pais ainda optam por fazer seu enxoval fora do Brasil. Então, veja como...

Ideias de presentes para o Dia dos Pais!

Oi Mamães, hoje fizemos um post #EspecialDiaDosPais para dar uma mãozinha com ideias super legais para comprar de presente...

20 curiosidades que acontecerão durante o primeiro ano do bebê!

Olá mamães e papais! Trouxemos 20 curiosidades que acontecerão durante o primeiro ano do bebê! Esses dias uma amiga, mãe...

Dicas para manter seus filhos longe das drogas!

  Oi, meninas, Tudo bem? Meus filhos ainda são bem pequenos, mas mesmo assim, muitas vezes me pego pensando em como será...