sábado, 27 dezembro, 2025

Qual é a melhor idade para colocar as crianças na aula de ballet? – por Ballet Paula Castro

 

Olá, moms!

Tudo bem?

Quando a Ana Helena fez 3 anos, ela me pediu para fazer ballet. Como ela era muito pequena na época, procurei por uma escola de ballet para pequeninos e foi aí que encontrei a escola de Ballet Paula Castro.

A escola tem uma turma chamada “baby ballet”, especializada em criança de 2 a 3,5 anos. A Ana Helena amou de paixão! A Re também colocou a filha dela para fazer aulas lá e o resultado foi igual: a Maria Antônia adorou!

Todas as aulas são feitas com muito cuidado e atenção, por isso super indico a escola para quem está pensando em levar as crianças ao ballet. Além de ser um momento de diversão para os pequenos, é também uma das coisas mais fofas do mundo…

Como muitas de vocês nos perguntam sobre a idade apropriada para começar as aulas de dança, pedimos para as meninas do Ballet Paula Castro escreverem um artigo sobre o tema.

Confiram!

 


 

Qual é a melhor idade para colocar as crianças no ballet?

Qual é a melhor idade para colocar as crianças na aula de ballet?

 

O ensino da dança para crianças pode começar muito cedo. A partir dos dois anos a criança já tem suas habilidades motoras mais aguçadas e é capaz de participar de uma aula completa, pois possui a capacidade de seguir instruções, o respeito pelas figuras de autoridade, a cooperação entre pares, autoconfiança e está disposta a superar seus medos.

Na iniciação e nos primeiros anos de ballet as aulas são lúdicas e servem de entretenimento para as crianças, que desenvolvem de forma natural os movimentos corporais, a musicalidade, a coordenação motora e o equilíbrio. Se você é mãe ou pai e tem dúvidas sobre colocar seus filhos desde cedo no ballet, não se preocupe! Siga em frente, desde que você perceba que seu filho/a está à vontade com as aulas. Lembre-se de que a felicidade dos seus filhos é mais importante do que seus desejos de mãe/pai nessa hora.

Mas, além da felicidade dos seus filhos nessa atividade, é importante que os pais procurem escolas reconhecidas de dança, que trabalhem com profissionais altamente qualificados para ministrar as aulas de acordo com a faixa etária e a maturidade física das crianças, garantindo segurança no aprendizado.

As aulas para crianças até 6 anos não possuem disciplinas rígidas, muito pelo contrário, são aulas alegres e dinâmicas que despertam na criança o interesse pala dança. Esse interesse leva a uma desenvoltura corporal que não se limita à sala de aula, pois a criança torna-se mais presente e expressiva em todos os ambientes.

Com o passar dos anos a dedicação ao ballet aumenta e as crianças vão desenvolvendo novas habilidades corporais e de expressão, até que tenham maturidade física e psicológica para frequentar aulas com maior duração, dedicação e exigências técnicas, o que geralmente acontece por volta de 7 anos, de acordo com o progresso do aluno.

É importante destacar que, ao iniciar o ballet infantil, não se deve incentivar o uso de sapatilhas de ponta já nas primeiras aulas, pois é somente por volta dos 11 anos de idade que as crianças ganham mais força na estrutura dos pés. Por isso, recomenda-se que as sapatilhas de ponta sejam introduzidas a partir dessa idade e para bailarinas com, pelo menos, dois anos de prática na dança.

 


 

Texto produzido por Ballet Paula Castro – Há 40 anos educando pela dança.

Conheça o Ballet Paula Castro e surpreenda-se!

http://www.balletpaulacastro.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/balletpaulacastro

Instagram: https://www.instagram.com/balletpaulacastro/

Unidade Morumbi (11) 3758-0017 / 3758-0079 / morumbi@balletpaulacastro.com.br

Unidade Pompéia (11) 3871-0123  / pompeia@balletpaulacastro.com.br

Unidade Alto de Pinheiros (11) 3021-0240  / altodepinheiros@balletpaulacastro.com.br

 

Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,900SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,400InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Alergia alimentar não é moda!

  Olá, moms! A Cecilia Cury, advogada, mãe do Rafael e criadora do projeto Põe no Rótulo (que pretende forçar as grandes...

15 coisas que você não sabia sobre si mesma até se tornar mãe!

  Olá, moms! É impressionante como estamos sempre aprendendo como mães. Coisas como: Qual a melhor maneira de colocar nossos filhos...

Criando meninos e meninas – por Orientace Pedagogia

  Olá, moms! Vocês acreditam que criar um menino ou uma menina são desafios completamente diferentes? As nossas colaboradoras da Orientace...

10 desafios emocionais que toda mãe conhece

  Oi, moms! Tudo bem? Encontrei um texto perfeito no site O segredo e resolvi dividi-lo com vocês! O texto mostra de forma...