terça-feira, 23 dezembro, 2025

Tudo sobre refluxo em bebês – por Dr. Jairo Len

 

Olá!

Atendendo a pedidos de muitas mães, pedimos para nosso colunista, o pediatra Dr. Jairo Len, escrever sobre as maiores dúvidas das mães com relação ao refluxo em bebês!

Meus gêmeos tiveram e sei bem como é desesperadora essa fase.

Espero que ajude as mamães que passam por isso!

Mil Bjss

 

dr_jairo_len

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

O refluxo gastroesofágico (RGE) é uma situação muito comum nos recém-nascidos.

1) Quando surge o RGE?

A maioria dos casos tem início entre o nascimento e os dois meses de idade mas podemos, algumas vezes, observar o refluxo começando com até 1 ano de idade.

O RGE é uma doença que pode acontecer também em crianças mais velhas, em quaisquer idade. Mas vamos falar aqui do RGE dos bebês.

O simples fato de um bebê vomitar ou regurgitar já caracteriza um refluxo, mas muitas vezes esse refluxo é considerado normal ou fisiológico, não tendo maior importância. São os “regurgitadores felizes”.

Mas, em outras vezes, os sintomas podem aparecer, inclusive naquelas crianças que não têm regurgitação ou vômitos (é o chamado “refluxo oculto”). Nestes casos, quando temos sintomas, podemos chamar de “doença do refluxo gastro-esofágico”.

 

Refluxo em bebês - Just Real Moms

 

2) Que sintomas são esses?

Na doença do RGE, temos sintomas como o choro, incômodo, dificuldade para mamar, dificuldades no sono (principalmente de dia), opistótono (jogar o corpo para trás), baixo ganho de peso. Em alguns casos temos pausas respiratórias (apneias), estridor ou ruídos respiratórios, tosse crônica.

 

Refluxo em bebês - Just Real Moms

 

3) Quais as causas?

Existem múltiplas causas para o recém-nascido apresentar refluxo. Na maioria das vezes a causa é uma imaturidade do trato digestório, algo fisiológico, próprio dos bebês. Pode também haver uma intolerância alimentar, tanto a componentes do leite materno como das fórmulas lácteas. Por fim, temos causas de má formação do trato esôfago-gastro-intestinal, mas são doenças raríssimas.

 

4) Como diagnosticar?

A maior parte das crianças é diagnosticada por meio de critérios clínicos e histórico, não sendo necessária a realização de exames laboratoriais. Em alguns casos, o pediatra pode solicitar exames para o diagnóstico mais preciso. São exames como a endoscopia digestiva, a pHmetria, o raio X contrastado ou a cintilografia. Por serem exames invasivos, a solicitação deles deve ser criteriosa.

 

5) Como tratar?

Antes de se medicar o bebê, algumas medidas podem ser tomadas para amenizar ou até resolver o RGE:

– Medidas Posturais: além de aguardar mais tempo para o arroto, os bebês podem ser deixados por mais tempo no bebê conforto (caso melhore o refluxo nessa posição). A elevação da cabeceira do berço em cerca de 30º também deve ser feita. Existem colchões próprios para isso, inclusive. Para casos mais importantes, há colchões com inclinação de 45°, próprios para recém-nascidos, com apoios laterais e entre as pernas.

 

Refluxo em bebês - Just Real Moms

Refluxo em bebês - Just Real Moms

 

– Dieta materna ou troca do leite: em alguns casos devemos fazer algumas restrições à dieta materna ou, no caso de crianças que usam fórmulas lácteas, tentar outros tipos de fórmula (hipoalergênicas ou pré-engrossadas).

 

6) Refluxo tem cura?

Quase 100% das crianças tem cura até 6 meses ou 1 ano de idade, com as medidas acima ou com o uso de medicamentos próprios para o refluxo. Raríssimos casos tem uma evolução prolongada, necessitando medicação por mais tempo, acima de um ano de idade. Para casos severos e de forma muito rara, existe uma cirurgia definitiva para a correção de refluxo.

 

Refluxo em bebês - Just Real Moms

 

Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,900SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,400InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

8 dicas para quando o seu bebê chorar ou gritar no carro

Olá, moms! Viagens de carro pode não ser fáceis quando é necessário levar o bebê junto. Seja para ir até...

O que você realmente precisa comprar no enxoval do bebê SEM excessos?

Olá, moms! O post de hoje é quase um desafio: falar dos 10 itens indispensáveis no enxoval do bebê. Para...

Seu filho nasceu com o hemangioma? Saiba o que fazer! – por Dra. Juliana Macea

  Oi, meninas! No post de hoje, a dermatologista Dra. Juliana Macea, nossa colunista, explicará um pouco sobre os hemangiomas! Recebemos...

Carta de Luiza Helena Trajano, ao filho mais velho, Frederico!

Na carta de Luiza Helena Trajano, ao filho mais velho, Frederico, ela diz: “Você é do tamanho daquilo que...