sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Crianças que sentam em “W” – qual o problema? – por Dr. Jairo Len

Olá!

Outro dia uma mãe me alertou sobre os problemas que podem causar a criança sentar com as pernas no formato de “W”.

Por isso, pedi ao nosso colunista, o pediatra Dr. Jairo Len, para esclarecer dúvidas sobre esta postura muito comum entre as criancas.

Espero que ajude!

Mil Bjsss

 

dr_jairo_len

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Crianças que sentam em “W” – qual o problema?

 

É muito comum você ver crianças sentando com as pernas em forma de “W’. Para algumas crianças a posição é bastante confortável. Ao mesmo tempo, mães e pais ficam corrigindo essa posição.

 

Sentar em W - Just Real Moms

 

Faz mal sentar em “W”?

– Existe um consenso entre fisioterapeutas que quando a criança assume muito esta posição, ela deixa – neste momento – de desenvolver outros movimentos muito importantes do corpo.

– Na postura em “W”, a criança experimenta um grande aumento da base de sustentação quando comparada com outras posturas sentadas, isso lhe garante maior estabilidade estática e menor necessidade de ajustes posturais.

– O “W” é uma posição muito estável, que não permite à criança exercitar seu equilíbrio, limitando as rotações de tronco e as transferências de peso laterais como aquelas que realizamos para alcançar um objeto.

 

Sentar em W - Just Real Moms

 

– Não vai haver, prioritariamente, problemas com as pernas – e sim com o não-desenvolvimento de demais movimentos importantes para fortalecimento muscular, principalmente na região do tronco.

– É evidente que o ideal é que haja bastante variação, tentando achar outras posições confortáveis, como as pernas cruzadas, evitando-se desde cedo que o sentar em “W” se torne um hábito.

 

Sentar em W - Just Real Moms

 

Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,900SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,400InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom o que diz de mim, que cento assim desde criança,hoje com 40 anos ainda cento, e as vezes cento na cama e deito sobre as pernas virada e durmo, para relaxar o corpo…..Sem contar que desde criança durmo de barriga para baixo e cabeça erguida apoiando a cabeça com as mãos.

  2. Meu filho tem 3 anos, e desde que iniciou os primeiros passos percebemos que havia algo de errado, pois sempre andava na ponta dos pés,mas como ele nasceu com a unha encravada, o pediatra disse que poderia ser por este motivo de estar andando na ponta dos pés. Encaminhou meu filho para um cirurgião pediátrico, onde o mesmo constatou que o andar de meu filho era na ponta dos pés, pois sua pisada era torta.
    Fomos então encaminhados à um ortopedista pediátrico, lá fomos levar meu filho no especialista. Na consulta do médico que ele constatou que devido meu filho sentar em “W”, descobrimos que ele possui flexibilidade no quadril.
    O pediatra ortopedista então nos disse, Pais corrijam a forma dele sentar, de preferência que a criança sente em forma de pernas cruzadas, para fazer o movimento de borboletas com as pernas. Recomendou que meu filho frequentasse aulas de judô ou karatê, aulas de ioga, hidroginástica e fisioterapia. Hoje meu menino faz todas essas atividades 1 vez por semana, além das atividades físicas que fazemos em casa. Infelizmente ainda precisamos estar chamando a atenção na forma de sentar, e algumas vezes meu próprio filho muda de posição quando lembra.

  3. Olá, boa tarde, minha filha tem a posição de pernas W, sempre corrigi, ela está com 6 anos e desde que começou a andar aos 11 meses, notava-se um andar marchado, mesmo como quem rebola rsrs, as pessoas achavam que era charme dela, mas com o passar dos anos ela foi reclamando muito com dores nas pernas, consultamos um ortopedista que a examinou e fez rx, e não encontrou anomalias, mas uma grande elasticidade de nervos na posição W, foi encaminhada a fisioterapeuta , que logo na primeira olhada da coluna dela detectou uma irregularidade na bacia dela, quase imperceptível, mas ela é profissional, claro. Ela disse que por sentar nessa posição os “encaixes” do quadril que recebe o fémur deveriam estar virados pra frente, o dela está ligeiramente virados pra dentro, fazendo que sentar-se nessa posição se torne confortável. Como minha filha nao aguenta andar “longas” distancias a pé, levo ela no carrinho , aqui em Portugal é muito normal, por isso , não ha olhares. A fisioterapeuta encaminhou minha filha a ser tratada semanalmente com quiropata(acho que é assim que escreve) . Ainda não começamos o tratamento. Espero ter bom resultados. bjinhos, qualquer pergunta vai ao meu facebook: Camilla Martens da Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Sou a Barbie Girl e também posso ser o que eu quiser…

O rosa pode ser a sua cor preferida e eu vou provar! Vamos então falar da tão famosa Barbie...

Guia Prático de Cuidados no Parquinho

Quem nunca passou algum sufoco no parquinho com os filhos? Hoje trouxemos um Guia Prático de Cuidados no Parquinho...

Como lidar com os “chiliques” da criança? – por Carla Poppa, psicóloga

  Olá, mamães!   O post de hoje veio em boa hora! Tenho certeza de que no período das férias, no qual ficamos mais...

Frases ótimas para fortalecer o relacionamento com seus filhos

  Olá! Esses dias, buscando alguns artigos na internet para melhorar cada vez mais meu relacionamento com meus pequenos, encontrei um...